ANUNCIOS

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PARABÉNS PROFESSOR!



♥ ♥ ♥

Quero hoje de modo especial homenagear os professores, profissionais que assim como eu dedica ou dedicou sua vida a cuidar, encaminhar e fazer crescer os filhos dos outros muitas vezes em detrimento da educação dos seus próprios filhos.
Somos amados, admirados, imitados, invejados, seguidos, aplaudidos mas também somos odiados, rejeitados, desprezados, humilhados e vaiados, estamos a frente de todos os projetos das escolas, fazemos o trabalho e a instituições levam as honras. Vamos pra casa depois de um dia de trabalho abraçados não por, mas com, uma pilha enorme de trabalhos pra fazer. Quando fazemos uma greve somos os inimigos do povo, estamos obstruindo o futuro das crianças, a sociedade toda se volta contra nós, nimguém se volta contra os patrões que nos obriga a lutar por nossa sobrevivência, como bem disse Bertold Brecht "Do rio que tudo arrasta se diz que é violento mas, ninguém diz violenta as margens que o comprime".
Mesmo com tudo isso nada se compara a alegria de estarmos de volta as salas de aulas no inicio de cada ano, de conhecermos nossas novas turmas de avaliarmos o potencial de cada aluno, de rirmos, mesmo sem querer, das palhaçadas dos engraçadinhos que nunca faltam, de lamentarmos os dramas que alguns tras pra escola e de sonharmos com a escola que desejamos e que nunca temos.
Estive em sala de aulas por 28 anos e incrivelmente esperei que mudasse pra melhor, muito embora não mais acreditasse nisso, o que é uma pena.
Temos uma política que presenteia o aluno por ir a escola, se o governo investisse em salários para os professores o que ele gasta pagando pro aluno estudar, teria profissionais satisfeitos, fazendo o que gosta por prazer e não lutando pra abandonar a profissão, trocá-la por outra qualquer que lhes tire os sonhos mas, devolva a dignidade.
Mesmo não tendo muito o que comemorar é assim que somos, alegres, sonhadores, amigos, irmãos e até pais, daqueles estranhos que farão parte das nossas vidas por pelo menos um ano.
Somos professores e isto é divino!

2 comentários:

Kal-El Brito disse...

Parabéns pelo dia dos professores. É lamentável que o profissional mais importante da sociedade seja tão desvalorizado, espero que no futuro eu possa me vangloriar das melhorias que foram feitas e de como as coisas se tornaram diferentes.

Anônimo disse...

Parabens pelo seu dia, tia!
Não consigo ser muito otimista em relação as melhorias e políticas de integração a favor da mudança de cenário da nossa educação.Mas sou daquelas que insiste em dar o melhor pra fazer o diferencial daqueles que estão em nosso raio, e por consequencia, contagiar os demais!
Parabens mais uma vez!
Ser professor é divino mesmo
Nunca consegui separar essa idealização profissional dos meus planos de vida :)